A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém iniciou, na ultima segunda-feira, 21, a programação alusiva ao dia internacional da Síndrome de Down. As ações seguem até o dia 26, com diversas atividades.
No período da manhã, o evento iniciou com a abertura oficial, com a participação da gerente do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino (IDIPE) da APAE Belém, Julliana Morgado, da gerente do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS), Ana Carolina Salomão, e da diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Cláudia Bandeira.
“Nossa programação não se resume apenas ao dia 21 de março. O IDIPE, enquanto setor responsável por fomentar essas ações dentro da Instituição, juntamente com os demais setores, como o CAMS e CAEE, articula atividades durante toda a semana e, mais que isso, busca sempre contribuir com desenvolvimento dos nossos atendidos e dos familiares”, destacou Julliana Morgado.
AÇÃO CIDADANIA
Em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o órgão disponibilizou ao público atendido na APAE Belém carteiras de identidade.
A documentação emitida na APAE será entregue aos usuários posteriormente, data que será definida pela Secretaria.
PALESTRAS
Durante o dia, estudantes e professores dos cursos de nutrição, educação física e pedagogia promoveram algumas palestras para a comunidade. Um dos assuntos abordados, foi a alimentação para pessoas com deficiência.
Já os alunos de pedagogia puderam realizar a contação de diversas histórias para os usuários, bem como conhecer o atendimento educacional especializado.
No final, estudantes de educação física ofereceram, aos presentes, um "aulão" de dança para os atendidos, familiares e colaboradores.
ESPAÇO PRODUTIVO
O Programa de Envelhecimento da APAE Belém, por meio do Espaço Produtivo, promoveu vendas de diversos produtos confeccionados pelos atendidos.
Além dos produtos de Páscoa, como porta guardanapos, kit de bombons, porta lápis, os alunos venderam diversas guloseimas, como bolo, chopp, tortas, biscoitos.
As vendas seguem até a próxima sexta-feira, dia 25.