Kauany Leite da Mota, de 16 anos, foi uma das 20 meninas selecionadas no Projeto Menina ConsCiência edição Amazônica, sediado em Belém e realizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em parceria com Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (NASTRO – UFPA).
Kauany precisou estar inserida em alguns pré-requisitos, como, por exemplo, ser aluna do ensino fundamental II, regularmente matriculada em escola pública ou particular, e ter disponibilidade para participar das palestras e oficinas. Além disso, as participantes tinham que preencher um formulário, na qual deveriam responder a seguinte pergunta: Por que você acha que deveria ser selecionada para o curso Meninas ConsCiência?
Mediadoras no processo, as professoras Rochelle Batista e Kássia Raiol ressaltaram a importância da presença da aluna no Projeto. É de fundamental relevância fomentar, em qualquer cidadão, a alfabetização científica, tecnológica e social. Foi pensando em ratificar o trabalho que desenvolvemos com nossos usuários, que pensamos em incentiva-la a participar do evento.
O PROJETO O Projeto surgiu após uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi observado que existiam poucas mulheres cientistas no mundo, após está constatação, algumas instituições se mobilizaram para incentivar as meninas a se tornarem cientistas.
O evento já foi realizado pela Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de São Carlos.
Meninas ConsCiência têm como objetivo, incentivar meninas a serem cientistas e conhecer de perto os processos da pesquisa científica na prática.