Em uma ação especial em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à saúde mental, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém promoveu o evento ‘Círculo de Diálogos’ com as famílias e atendidos pela instituição. O encontro, realizado com o objetivo de fomentar a reflexão sobre saúde mental e fortalecer os laços de apoio, foi um espaço de diálogo, troca de experiências e promoção de empatia.
Sob a orientação da psicóloga Lorena Pantoja Leal, o evento proporcionou um ambiente acolhedor onde os participantes puderam compartilhar sentimentos, desafios e vivências. A dinâmica, que estimulou a troca de experiências, teve como foco a criação de um espaço de escuta ativa, empatia e compreensão mútua. Com a troca de histórias, cada participante pôde perceber o quanto o apoio emocional e o fortalecimento dos vínculos familiares são essenciais para enfrentar os desafios da vida cotidiana, principalmente para as famílias que acompanham o desenvolvimento de pessoas com deficiência.
O Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, foi uma excelente oportunidade para que a APAE Belém levasse à comunidade um espaço de reflexão e apoio, essencial para a construção de redes de solidariedade e suporte mútuo.
O evento marcou um passo importante no fortalecimento da saúde mental das famílias atendidas pela instituição e demonstrou a importância de ações que promovam o bem-estar psicológico e emocional, tanto de quem é atendido quanto dos seus familiares.