A convite da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém participou da I Olimpíada Esportiva Inclusiva, na Usina da Paz Guamá, em Belém.
No inicio do evento, os presentes participaram da cerimônia de abertura, que contou com a presença de todas as equipes e competidores. Os atletas puderam descontrair com apresentações de carimbó e techno brega, que animaram a plateia no ginásio poliesportivo.
A Olimpíada contou com diversas modalidades, como vôlei sentado, futsal e basquete de cadeiras de rodas. A APAE Belém participou com o time de futsal.
“É muito importante um evento como esse, em que podemos trazer nossos usuários para competir com outros atletas. Nós, da APAE Belém, temos o esporte como ferramenta de transformação social, além de fortalecer e desenvolver a autoestima, criar amizades e, claro, promover a saúde e o bem estar geral”, destacou o professor Jessé Vitor.
A coordenação do evento destaca que a ação é uma ferramenta de conscientização e valorização das habilidades e potencialidades da pessoa com deficiência no esporte, para a inclusão e garantia de direitos ao esporte, lazer e participação social, por meio de modalidades esportivas adaptadas.