“É muito gratificante receber essa primeira dose, é um misto de sentimentos. A gente fica muito feliz pela oportunidade de receber a vacina, mas ao mesmo tempo um pouco entristecido, de saber que tem tanta gente que precisa. Meu pensamento é que estou recebendo por mim e por tantas outras pessoas que eu atendo e convivo. Essa também é uma forma de imuniza-lós”. O relato é da Elaine Andrea, fonoaudióloga e primeira profissional a receber a vacina. Assim como ela, outras seis profissionais que atuam na linha de frente e integram o grupo prioritário, receberam a primeira dose contra a Covid-19, na manhã de hoje, 30, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém.
“A vacina é a esperança que, em breve, vamos voltar a normalidade. Passamos momentos difíceis, tivemos que interromper tudo na instituição em março de 2020, fomos pra o online. Começar pelos profissionais da saúde é uma forma de agradecer por toda dedicação e empenho durante a pandemia”, pontuou Emanoel O’ de Almeida Filho, o presidente da APAE Belém.
Emoção e sentimento de vitória foi o que descreveu a coordenadora do Centro do Atendimento Multidisciplinar de Saúde (CAMS), Ana Carolina Salomão, que esteve presente na Instituição para acompanhar a aplicação da primeira dose. “Montamos diversas estratégias para não interromper nossos serviços. Passamos a atender online e superamos a marca de 60 mil atendimentos. Hoje estamos com alguns serviços presenciais, mantendo todas as recomendações das autoridades de saúde. Ter a vacina é a esperança de que logo voltaremos a normalidade. Presenciar este momento, é presenciar o avanço da ciência, dos profissionais que se dedicaram para entregar uma vacina segura e eficaz”.
O frasco contém o próprio vírus inativado, estratégia mais comum usada para imunizantes. Para a aplicação, a APAE Belém recebeu uma equipe de enfermaria de imunização da Secretária Municipal da Saúde (Sesma) de Belém, responsável pela vacinação na Capital.
Para que a imunização seja totalmente eficaz é necessário tomar a segunda dose. Para aqueles que tomaram a vacina hoje, terão que retornar 21 dias depois. A APAE Belém aguarda novas doses para continuar o programa de imunização nos profissionais de saúde.
Gratidão é o que todos estão sentindo nesse momento, mas fica o alerta para que os cuidados permaneçam. A higienização das mãos, o uso de máscara de proteção e o distanciamento social são atitudes essenciais para que possamos passar por essa pandemia.