Com apresentações marcadas pela superação, encanto, alegria e emoção, os usuários da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém participaram do VI Festival Regional Nossa Arte, promovido pelo 1º Conselho Regional da Federação das Apaes do Estado do Pará. O Festival contou ainda com apresentações das Apaes de Ananindeua e Marituba.
Cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento, realizado na última terça-feira (30), no Teatro Gasômetro (Parque da Residência). Os alunos mostraram talentos na dança contemporânea, dança folclórica, artes cênicas, artes musicais, artes literárias, artes visuais e artesanato. Todos os quesitos foram julgados por jurados que possuem currículo e experiência na área.
Para o presidente da Apae Belém, Emanoel O’ de Almeida Filho, o Festival é um momento de congraçamento. O momento de confraternização que o Festival proporciona é muito importante. Todos querem ganhar, mas só de estar aqui e competir, já uma vitória para todas as Apaes.
A arte é importante para todas as pessoas, mas significativamente importante para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Por meio da arte que nossos usuários se sentem integrados na sociedade, além disso é uma ferramenta importantíssima no processo educacional e formativo, pontuou o presidente.
PREMIAÇÃO
A Apae Belém venceu nos quesitos artes cênicas, com Batuque, inspirado no livro de Bruno de Menezes; dança contemporânea, inspirado no filme Piratas do Caribe; artes músicas, com o tema Nós somos da mesma aldeia chamada Terra e artes visuais, com a réplica do Teatro da Paz.
ETAPA ESTADUAL
Após a etapa dos Conselhos Regionais, todos os vencedores vão competir na seletiva estadual, que será realizado no dia 25 de junho de 2019, em Belém. Em seguida, os selecionados vão representar o Pará no Festival Nacional, marcado para o mês de novembro, em Manaus/AM.
Para a Coordenadora do Festival, Gemille Salles, o estado do Pará sempre chega muito forte para a etapa nacional. Nós nos dedicamos muito para os festivais, seja nos conselhos, no estadual ou no nacional, nós sempre estamos muito bem representados. No último Festival nacional, nós trouxemos três primeiros lugares: artes cênicas para Belém, arte literária para a Apae de Moju e artesanato para Abaetetuba. É muita dedicação e força de vontade dos nossos usuários.