A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém, por meio do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), participou de uma oficina prática de confecção de estandartes do Círio.
A ação foi promovida em parceria com o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, para alunos da faixa-etária de 14 a 29 anos.
Para Silvana Saldanha, professora de arte da APAE Belém, a ação possibilita que alunos e familiares possam se sentir pertencentes a espaços artísticos. “As atividades tiveram como objetivo oportunizar o contato e interação com obras arte dos alunos e suas famílias, possibilitando que estes se familiarizem com a linguagem artística, entendendo a importância da arte no contexto das sociedades. A experiência estética por meio da arte possibilita que as pessoas percebam a relação entre arte e vida, permite conexões e estimula o pensamento crítico acerca da própria realidade. Esse processo é importante porque possibilita a constituição cultural do sujeito com deficiência, facilitando o seu processo de autogestão para que este possa ter uma melhor interação social”, destacou Silvana.
Além da oficina, o Programa de Autogestão e Autodefensoria da APAE Belém promoveu uma visita guiada ao Museu do Círio. O objetivo foi promover conhecimento sobre o Círio de Nazaré com destaque aos aspectos culturais, religiosos, históricos e sociais que a manifestação paraense envolve. Bem como, permitir aos alunos maior compreensão e participação em diferentes contextos da sociedade.